Recados...

* * * ACOMPANHE OS HORARIOS DE NOSSOS CULTOS EM NOSSO CALENDÁRIO * * *

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

AS BENÇÃOS DA REFORMA

Queridos irmãos e irmãs,

Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero, homem de Deus, estudioso da Bíblia, Doutor em Teologia, afixou na porta da igreja de Wittenberg na Alemanha, 95 teses, 95 afirmações fundamentadas na Bíblia Sagrada. Defendendo as verdades da Palavra de Deus com esse ato, ele convidou os estudiosos, a Igreja, ao povo em geral para um debate franco e aberto sobre a situação da época, erros e desvios que se praticavam, e o sofrimento que se impunha ao ser humano, que buscava a salvação eterna por seus méritos e esforços, quando isso, é presente e graça de Deus, que vem a nós, única e exclusivamente pela fé.

Hoje, quando festejamos 494 anos desde aquele momento marcante na história da humanidade, fruto de um ato de coragem e ousadia do Dr. Martinho Lutero, somos gratos a Deus pelas bênçãos da Reforma Luterana, ainda presentes e praticadas entre nós.

Deus criou o homem perfeito. Mas o homem caiu em pecado e se afastou do seu Criador. Deus, no seu infinito amor e misericórdia, prometeu um Salvador (Gn 3.1-15) e, no tempo determinado, enviou seu Filho Jesus para salvar a humanidade (Gl 4.4 e 5). Jesus se humilhou, assumiu a forma humana, deu sua vida na cruz em nosso lugar, para que todo que nele crê, tenha perdão, vida e salvação. A obra estava completa, pronta, não era e não é necessário acrescentar nada. A salvação está completa e é graça, presente de Deus, que vem a nós, única e exclusivamente pela fé. Mas, ao longo dos anos e séculos, o homem inventou, queria comprar, conquistar, alcançar a salvação pelos seus méritos, pelo seu esforço, pelo seu trabalho, até com seu dinheiro. Desvio da verdade clara da Bíblia Sagrada. Foi contra essa situação que Lutero levantou a sua voz, e corajosamente apontou às verdades claras e infalíveis da Bíblia Sagrada que afirmam e reafirmam a justificação diante de Deus, pela fé, e não por obras (Rm 1.17; Rm 3.28; Ef 2.8 e 9).

As Igrejas Luteranas, IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil) e IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), no último dia 18 de outubro, deram início às festividades dos 500 anos da Reforma Luterana. Tendo isso acontecido seis anos antes da data, demonstra assim a importância, o valor e o significado que ela teve e tem em nossas vidas e na história da humanidade.

Amigos e irmãos em Cristo! Quando lembramos e festejamos os 494 anos da reforma luterana, em primeiro lugar, queremos agradecer a Deus por ter resgatado a verdade bíblica, através do seu servo Martinho Lutero e sermos herdeiros das bênçãos desta reforma. Em segundo lugar, precisamos refletir e reavaliar se estamos, de fato, vivendo a alegria de termos a justificação pela fé, a salvação eterna como presente de Deus em nossas vidas e se estamos respondendo a esse amor com uma vida dedicada e consagrada ao Senhor.

E, por fim, no mundo em que vivemos, onde o ser humano, cada vez mais, se volta para si mesmo, se fecha em si mesmo, se isola dentro de uma selva de pedras, busca solução para seus problemas em si mesmo, ou, então, em coisas passageiras, fúteis e limitadas, é preciso novamente, levantar bem alto a bandeira da Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada e apontar para Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida, a saber, Jesus Cristo. Não existe salvação sem ele. Não há felicidade verdadeira e permanente longe dele. E, meus amigos, ele, Jesus, quer estar conosco, ser nosso guia, protetor e ajudador em todos os dias, horas e situações. Confiemos nele, busquemos a ele, entreguemos nossa vida a ele, e o mais, ele prometeu, ele fará (Sl 37.5).

Falemos disso. Testemunhemos essa verdade. Só em Cristo temos perdão, vida e salvação que Cristo é e quer ser para todos.

Abraço!
Pasor Kopereck

Nenhum comentário:

Postar um comentário