Recados...

* * * ACOMPANHE OS HORARIOS DE NOSSOS CULTOS EM NOSSO CALENDÁRIO * * *

sábado, 16 de fevereiro de 2013

NOVOS PASTORES


 

                                               SEMINÁRIO CONCÓRDIA 2013

 

São Leopoldo, fevereiro de 2013.

                Muito estimados irmãos em Cristo.

                Com muita alegria e gratidão a Deus que, como novo diretor do Seminário Concórdia, entro em contato com os amados irmãos em Cristo.

                A IELB tem necessidade no presente e terá no futuro de muitos pastores e missionários para trabalhar no Brasil e no exterior. Para termos estes pastores é preciso, com a bênção de Deus, alcançarmos a meta de recebermos 30 novos alunos por ano no Seminário Concórdia.

                Por isso, pedimos que os amados irmãos lembrem aos pastores e líderes leigos de cada Distrito para incentivarem rapazes e homens casados consagrados, com ensino médio completo e dedicados ao trabalho em suas congregações a ingressarem no Seminário para serem pastores.

                Para haver o ingresso no Seminário  existe um Curso Preparatório que o candidato a aluno faz em sua casa/congregação sob a supervisão de seu pastor. Quem desejar ingressar no Seminário em 2014, deve em 2013 fazer este Curso Preparatório, o qual traz benefícios para o aluno em termos de conhecimentos bíblico, doutrina, crescimento na fé, bem como é a preparação para no final do ano fazer as provas no Seminário.

                Lembramos que o prazo máximo para inscrição neste Curso Preparatório é 31 de março de 2013. Caso as congregações tem pessoas interessadas em fazer este curso, devem o mais rápido possível entrar em contato conosco pedindo informações e ficha de inscrição pelo e-mail secretaria@seminarioconcordia.com.br ou pelo telefone em horário comercial (51) 3037-8000.

                Desde já agradeço a colaboração dos amados irmãos neste trabalho tão importante de arregimentar novos candidatos a alunos para o Seminário Concórdia.

                Nos  colocamos à disposição para esclarecimentos e ajudar no que estiver ao nosso alcance.

                Pelo Seminário,

                Prof. Leonerio Faller – Diretor 

MENSAGEM: SURDEZ POR CONVENIENCIA


            Tenho certeza que você conhece alguém que tem algum grau de surdez. A surdez faz com que às vezes a gente pareça meio desligado. Piadas sobre surdez não faltam. Hein? O que? E por aí vai.

Vou tecer alguns comentários sobre impressões dos e sobre os meio surdos, entre o quais me incluo. São impressões sentidas e colhidas em conversas e leituras. Em primeiro lugar, o assunto vem mais à tona entre os casais. Geralmente o homem é o que parece, ou é, ou se faz de surdo. Má vontade? Não necessariamente. As mulheres realmente escutam melhor que os homens. Li certa vez que os homens têm mais dificuldade de processar a audição da voz feminina por duas razões: eles a processam de forma diferente e em lugar diferente do cérebro; e a voz feminina tem uma frequência bem mais alta que a masculina o que ajuda a dificultar o processamento. Logo, é fácil perceber que a comunicação entre os dois sexos tem tudo pra dar errado. Certo? Não necessariamente. Entender e respeitar as diferenças já ajuda.

 Quanto ao uso do aparelho auditivo, há efeitos colaterais só percebidos pelo usuário. Os efeitos colaterais de óculos, por exemplo, são diferentes. Os dos aparelhos de surdez são diversos e irritantes para alguns usuários. Talvez o principal efeito seja a sensação de ouvido trancado e som anasalado. Mesmo assim o uso vale a pena.

Devemos levar em conta ainda que a surdez realmente possa incomodar o outro. É justo pedir mais compreensão para com os surdos. Mas os surdos também devem procurar compreender os que os cercam. Uma boa dica é que ambos não se façam surdos para com Deus. Deus veio se comunicar conosco através do seu Filho Jesus Cristo. Este é a Palavra que se fez carne. Na quaresma lembramos seu sofrimento e morte por nós na cruz para que nós tenhamos acesso ao Pai e uma boa comunicação com quem está ao nosso lado. Não há melhor aparelho auditivo do que o amor.

Edgar Züge
Pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil

MENSAGEM DA DIRETORIA NACIONAL - IELB


Quaresma - tempo de lembrar que Deus não desistiu de nós
 
Quaresma é o período de quarenta dias que antecede a Páscoa, festa máxima do cristianismo, na qual celebramos a ressurreição do nosso Salvador Jesus Cristo, a qual é a garantia da nossa ressurreição.  Este período é um dos mais antigos no calendário litúrgico da Igreja, pois os cristãos, muito cedo, entenderam que a celebração da Páscoa precisava de um período especial de preparação.

Os cristãos foram muito felizes quando decidiram que este período seria de quarenta dias, afinal o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, ao iniciar seu Ministério entre nós, foi levado pelo Espírito de Deus ao deserto, onde permaneceu por quarenta dias e quarenta noites sendo tentado pelo diabo (Mateus 4.1,2). A Ascensão de Jesus aconteceu quarenta dias após a sua ressurreição (Atos 1.3). Quarenta dias também foi o período do Dilúvio na época de Noé (Gênesis 7.1-12). Moisés, quando conduzia o povo de Israel do Egito para Canaã, subiu ao Monte Sinai e lá permaneceu durante quarenta dias (Êxodo 34.28). 

O número quarenta tem um significado especial nas Escrituras Sagradas porque quatro é o número da criação de Deus, da qual todos nós fazemos parte  (quatro pontos cardeis: Norte, Sul, Leste e Oeste). Assim, o número quarenta mostra que Deus não desistiu das suas criaturas, apesar do pecado ter entrado no mundo.  O Dilúvio foi um período de aparente destruição, mas essencial para a continuação da vida humana na face da terra, através da família de Noé. Quando Moisés permaneceu quarenta dias no Monte Sinai, Deus estabeleceu uma aliança com o povo de Israel na qual ele declarou ser o seu Deus que conduziria o povo pelo seu caminho e finalmente o salvaria. Ao permitir que Israel peregrinasse ao longo de quarenta anos no deserto, Deus estava preparando o povo do qual nasceria o Messias, Jesus Cristo, o Salvador de toda a humanidade. Quando Jesus foi levado ao deserto, permaneceu lá ao longo de quarenta dias justamente para mostrar ao inimigo que ele libertaria a criação das suas garras malignas. E finalmente, quando Jesus subiu aos céus, quarenta dias após a sua ressurreição, foi para guardar o lugar que ele conquistou e tem preparado   para todas as criaturas humanas que crêem nele como seu Salvador (João 14.2,3).

Quaresma, portanto, é um período especial para meditarmos sobre o grande amor de Deus, que não desistiu de nós. Pelo contrário, veio ao nosso encontro através de seu Filho Jesus Cristo e nos resgatou a preço de sangue.

Que ao acompanhar os passos de Jesus em direção ao Calvário nos lembremos sempre que ele fez isto porque Deus ainda tem propósitos eternos para cada um de nós, suas amadas criaturas.

Abençoado tempo de Quaresma!

Pr. Geraldo Walmir Schüler
2º Vice-Presidente IELB