Recados...

* * * ACOMPANHE OS HORARIOS DE NOSSOS CULTOS EM NOSSO CALENDÁRIO * * *

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

CHIMARRÃO E CHÁ VERDE

"Gostamos de modismos. Por isso, há alguns anos, disseminou-se o uso de chá verde e chá de maça, após as refeições, por seus poderes ditos miraculosos. O certo: nossos índios e os povos orientais já sabiam que qualquer infusão de chá tem poderes terapêuticos, ajudando, alem da digestão, no controle de um sem número de doenças. Agora, três universidades, duas gaúchas e uma catarinense, apresentaram suas conclusões quanto a uma velha conhecida e diária companhia de milhões de sul-americanos: a erva mate, o popular chimarrão. E estas conclusões são no sentido de que, vale à pena aumentar seu uso e seu consumo. Em uma pesquisa, quem tomou um litro de chimarrão durante oito semanas, teve seu colesterol ruim (LDL) reduzido acima da metade de quem ingeriu chá verde ou chá de maça. Mais, com o mesmo consumo de alimentos, emagreceu meio quilo. O estudo foi feito por quatro nutricionistas e um cardiologista.

Já no estudo da Universidade de Santa Catarina outra pesquisa: o consumo, três vezes ao dia, de 300 ml. de chimarrão, reduziu em 13% o colesterol ruim dos voluntários. Outra pesquisa, em ratos, da FEEVALE de Novo Hamburgo, dando-lhes uma infusão de erva mate igual a do chimarrão, observou que eles diminuíram em 29% o colesterol e em 42 % os triglicerídeos. Uma pergunta instigante fizeram os pesquisadores: porque os gaúchos que comem tanta carne gorda e tomam tanto chimarrão, não tem índices de colesterol ruim proporcionais a esta gordura? Bem se vê que ninguém vai atacar o LDL ou o excesso de peso com chimarrão. Mas é ótimo saber que a velha e constante bebida das casas dos gaúchos, além de fazer bem para a conversa, criar clima de camaradagem e amizade, também ajuda a diminuir a angústia e combater constantes e perigosos inimigos. Este tipo de pesquisa feita pelas universidades, de forma independente, é importante no analisar os hábitos do dia a dia de nossa população, comparando o que consomem com os problemas do homem moderno. Trazendo informações novas visando melhor saúde e bem estar. Muitos pesquisadores, nos Estados Unidos há muitos exemplos, buscam aquilo que se denomina “descobrir o sexo dos anjos”. Ou seja, algo que não interessa a ninguém. As próprias dificuldades financeiras porque passam nossas entidades de ensino superior, fazem com que o dinheiro seja aplicado de forma racional e produtiva."

Ivar Hartmann

Um comentário:

  1. nasci em Matogrosso e tomo chimarrão até hoje, mesmo vivendo em Manaus com todo esse calor tenho 55 anos e a unica coisa que sinto é saudade de minha terra.

    ResponderExcluir