Recados...

* * * ACOMPANHE OS HORARIOS DE NOSSOS CULTOS EM NOSSO CALENDÁRIO * * *

sábado, 24 de novembro de 2012

RESENHA CULTO: 17/11/2012

Texto foi Marcos 13.1-13
Destaque bíblico foi a segunda parte do versículo 13: “Aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo”;
 
Introdução procurei relacionar o texto ao término do ano da igreja, tratando das coisas do fim. Inclusive apontei diferentes promessas feitas de que no dia 21 de dezembro terminaria o mundo. Comparando-as com outras previsões que não deram em nada; no entanto, este tema sempre tem a sua repercussão, barulho, inclusive, vende-se muita literatura que explora este tema, filmes são produzidos e muitos são levados a literalmente viajar...
Desenvolvimento: procurei relacionar fatos desde a criação do mundo dos diferentes sinais que o mundo, a natureza apresentam anunciando as coisas do fim. Inclusive as diferentes reações da própria natureza por causa da degradação que o homem mesmo produz.
Relacionando com o texto: Jesus fala do futuro. Ele reage as impressões dos discípulos frente a grande obra que era o templo de Jerusalém e adverte: "Não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada."  Jesus não dá muita ideia aos discípulos, mas segue sincero, firme e realista do que realmente se apresenta na caminhada do filho de Deus. Ou seja, grandes desafios diariamente se apresentarão e as provas estão diante de nós. E eles ficam inquietos e perguntam se isso tem prazo para acontecer. E Jesus novamente responde: "Vede que ninguém vos engane." Sim, naquele tempo e hoje temos muitos pseudos anunciadores, pregando falsas doutrinas e Jesus adverte para não cairmos na lábia deles. Ora, quantas vezes, caímos em tentação de dar uma expiada ou mesmo verificar em loco o que os “concorrentes”, se podemos dizer assim, pregam por aí. As vezes pregam coisas que nossos ouvidos gostam de ouvir e nos afastamos da verdade de precisamos ouvir. Jesus é deveras duro em suas afirmações, especialmente quando fala da destruição do referencial simbólico da presença de Deus entre o povo. Agora, refletindo: será que não fazemos o mesmo? Quantas vezes trocamos nosso referencial como o culto, a Santa Ceia, os estudos, a comunhão, quer dizer, nosso referencial aqui deixada por Jesus, por desculpas como falta de tempo, e permitimos outras ocupações?!
Mas...
Uma promessa de esperança. Uma promessa que traz o verdadeiro conforto e consolo, em que Deus cuidará dos Seus filhos; em que Deus estará conosco até o final dos tempos, firmando-nos em Sua Palavra, para que assim possamos perseverar nela.
Embora sejamos atribulados, vivermos em meio ao medo, em meio a dificuldades, mas como cristãos precisamos ser perseverantes, estar bem firmados na fé em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Deixar o Espírito Santo agir em nós, por meio da Santa Palavra de Deus e por meio dos Sacramentos. Sabemos que a vida cristã é uma corrida. Uma corrida em que todos nós corremos para alcançar o prêmio da salvação eterna. Por isso Jesus diz em nosso texto:        “...aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo”.
            Portanto, meus amados! Que aproveitemos este tempo e nos preparemos para a vinda do Senhor Jesus. Perseverando em Sua Palavra, na fé, confiança e certeza do Seu perdão para os nossos pecados e nossa salvação eterna. 
                Mesmo em meio a este mundo, que investe tanto contra o único verdadeiro Cristo, contra o cristianismo(tirando sinais em repartições públicas ou tirando a frase sobre Deus das cédulas do real), contra os cristãos, não podemos desistir, mas sim perseverar até o fim, pois a nossa certeza e o nosso conforto é a vida eterna que teremos em comunhão com Cristo no céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário