Recados...

* * * ACOMPANHE OS HORARIOS DE NOSSOS CULTOS EM NOSSO CALENDÁRIO * * *

terça-feira, 20 de outubro de 2009

ACOMPANHADOS POR DEUS DESDE A INFÂNCIA

O Mensageiro Luterano de outubro 2009, abordou o tema Familia Cristã, e achamos interessante, para tanto, transcrevemos aqui em nosso Blog.
Pastor Adalmir.

“Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino dos céus. (Mt 19.14

Jesus disse isso aos seus discípulos naquele dia, depois que eles tentaram impedir as crianças de chegarem até ele, para não incomodar o mestre. Ao refletir sobre esse texto bíblico, poderíamos pensar: puxa, esses discípulos, hein?! Não deixar as crianças chegarem até Jesus, justo Ele que gostava tanto das crianças.
É importante refletir sobre o nosso papel como mães e pais. Estamos dando oportunidade aos nossos filhos de chegarem até Jesus? De que maneira fazemos isso?
Estas são algumas maneiras de não só permitir que nossos filhos cheguem a Jesus, como levá-los até Ele:

  • Contar histórias bíblicas: as crianças amam ouvir histórias. Se você conta histórias para seu filho na hora de dormir, você pode contar histórias bíblicas. E se ainda não conta, aproveite para instituir esse belo hábito.
  • Ensinar os filhos a orar: é pegando na mãozinha e orando junto com os filhos, que eles aprendem, de maneira muito concreta, a falar com Deus em oração. Ao levantar e ao deitar, antes e depois das refeições, quando estão com algum medo ou dificuldade, quando estão felizes ou têm algo a agradecer. Em pouco tempo, você vai perceber que eles já memorizaram a oração, e a repetição desses momentos os torna um hábito arraigado no coração da criança.
  • Ensinar os filhos a confiar em Jesus: quando os filhos sentem medo, ou têm que enfrentar alguma situação difícil, é importante mostrar como a confiança em Cristo nos ajuda a passar por esses momentos, com coragem, e a aprender a lição que a situação tem a ensinar. Você pode fazer isso, contando um exemplo que aconteceu com você, ou com outra pessoa, e dizer como a confiança em Jesus foi importante para que você superasse a dificuldade.
  • Trazer os filhos ao culto e à Escola Dominical: não acredite se alguém lhe disser que as crianças não prestam atenção e não entendem o que acontece no culto. É sem dúvida mais cômodo para nós, pais, não termos que ficar explicando o porquê disso, e o porquê daquilo. Contudo, saiba que seu filho presta muita atenção ao que se passa ao seu redor, inclusive durante o culto, na igreja. Nós vamos à casa de Deus para ouvir a proclamação do Evangelho e para conviver com os irmãos. Além disso, a gente não deveria ir à igreja só por hábito, mas, sem dúvida, isso precisa ser um hábito cultivado com as crianças, desde a mais tenra idade, para que nunca percam esse bom hábito.

A educação religiosa dos filhos é realizada, em primeiro lugar, em casa, pelos pais, conforme Deuteronômio 6.6-7: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração e tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te”.
A Igreja se encarrega de auxiliar nessa educação, através das atividades voltadas para as crianças. Não impeça seu filho de ir até Jesus, pelo contrário, promova oportunidades em que ele possa chegar perto de Jesus e aprender a confiar em Cristo acima de todas as coisas." (Mensageiro Luterano, Out/2009, Nº 10 - Ano 92, pagina 6)

Vale nossa reflexão: estamos agindo conforme os discípulos, não permitindo nossas criancinhas chegarem até Cristo? Nossas crianças participam de escolinha bíblica, ou preferimos muitas vezes ficar descansando, ao invés de levá-los?

Nenhum comentário:

Postar um comentário