HERMENEUTICA
VERSÍCULO:
"Não sabiam que eu devia estar na casa de meu Pai?” -- Lucas 2:49
PENSAMENTO:
O primeiro momento de separação entre Jesus e sua família veio na Páscoa. O mesmo cenário seria palco da sua última separação de sua mãe. O que será que marcou Jesus durante aqueles dias? A solenidade de um povo lembrando a libertação? Os comentários dos mestres sobre o perdão de Deus? Os sacrifícios dos cordeiros no templo? De acordo com o historiador Flávio Josefo, durante a Páscoa milhares de cordeiros foram sacrificados. Vendo todo esse sangue e morte, será que o jovem de doze anos pensou no dia em que não haveria mais necessidade de nenhum sacrifício? Não sabemos muita coisa sobre o que passou na mente de Jesus aos doze anos. No entanto, ao falar sobre “a casa de meu Pai” ele deu a entender que sabia quem era e já tinha um senso claro de sua missão. Que Deus conceda aos nossos filhos também o mesmo entendimento – quem eles são e porque estão aqui. Com isso seguirão o caminho de Jesus.
ORAÇÃO:
Gracioso Pai, obrigado por este vislumbre da vida do seu filho quando era jovem. Como ele foi desde cedo um exemplo para nós. Que nós que somos pais possamos criar nossos filhos como o Senhor os criaria – no caminho de Jesus. Em nome do nosso Salvador oramos.
Amém.
CPTN
Proteção divina
Vivemos em dias violentos. Tememos por nós e por nossos familiares. Onde podemos encontrar segurança para enfrentar estes tempos violentos? O Rei Davi, o maior de todos reis de Israel nos mostra onde ele encontrou segurança: “Eu chamo o Deus Altíssimo; eu chamo a Deus, que me ajuda em tudo” (Salmo 57.2). Realmente a verdadeira segurança só tem aquele que confia no Salvador Jesus. O cristão não está livre da violência das nossas cidades. Mas, ele encontra em Deus a coragem para superar o medo e continuar vivendo confiante que Deus é por nós. Jesus foi também vítima da violência. Ele foi brutalmente assassinado. Quem o matou? Eu e você. Os nossos pecados mataram Jesus. Deus entregou o seu filho para que não tenhamos mais medo da condenação, mas para que estejamos seguros de que Cristo resolveu o nosso maior problema: a morte eterna. Em Cristo encontramos a segurança que nos liberta de todo o medo. Não tenha medo, confie em Cristo. Ele nos protege.
Oremos: Salvador Jesus, protege e dirige a minha vida. Livra-me dos perigos e usa-me para que tenhamos uma sociedade mais justa e menos violenta. Amém.
“Eu chamo o Deus Altíssimo; eu chamo a Deus, que me ajuda em tudo” (Salmo 57.2).
Nenhum comentário:
Postar um comentário